No dia 26 de março, foi realizada em Goiânia a Caminhada Março Azul, uma ação em prol da prevenção do câncer de intestino. O evento realizado pela Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva -Regional de Goiás (Sobed-GO) e a Sociedade Goiana de Coloproctologia reuniu dezenas de pessoas em uma manhã cheia de atividades como aula de cycle, ginástica laborativa, aula de dança e caminhada. A Banda da Guarda Municipal de Goiânia encerrou as atividades.
A presidente da Sobed-GO, Dra. Juliana Coutinho, destacou que o câncer de intestino é evitável e que é preciso melhorar as políticas públicas para ajudar na prevenção. Ela ressaltou a importância de conscientizar a população sobre a necessidade de fazer exames de prevenção e de conscientizar os políticos sobre a necessidade de uma política de saúde pública focada no câncer de intestino, com acesso à população ao exame de colonoscopia, que é o exame de rastreamento.
Segundo a especialista, são esperados mais de 20 mil novos casos de câncer de intestino no Brasil, por ano. Um câncer que, se diagnosticado precocemente, tem uma taxa de cura de até 95%. "É o terceiro câncer que mais mata no mundo e pode ser evitável. E, infelizmente, a incidência tem aumentado exponencialmente. Por isso, sua prevenção é fundamental", pontua Dra. Juliana Coutinho.