Olá para todos!
A equipe do Journal Club preparou a edição desse mês com um tema bem complicado de forma ilustrada e divertida: Síndromes de Câncer Colorretal.
Para isso foram elaborados Mapas Mentais. Mas o que seria um Mapa Mental?
O tempo todo somos bombardeados com várias informações, e nosso cérebro tem a capacidade de “guardar” somente aquilo que ele acredita ser o mais importante. Mapa Mental ou “mapas da mente” é o nome dado para um tipo de diagrama criado pelo psicólogo inglês Tony Buzan, voltado para a gestão de informações e de conhecimentos.
Mapas Mentais partem de um conceito central, ramificações com ideias secundárias, imagens e palavras-chave e, dessa maneira, reduzem e simplificam as informações mais relevantes referentes ao tema estudado, melhorando a memorização e o aprendizado e ajudando nosso cérebro a fazer novas associações velozmente.
Ao fazermos os mapas mentais, estamos trabalhando com os dois lados de nosso cérebro, o lado racional e o lado criativo,
Vamos então “degustar” quatro mapas mentais que resumem as informações mais importantes relacionadas às Síndromes de Câncer Colorretal.
REFERÊNCIAS
- Byrne RM, Tsikitis VL. Colorectal polyposis and inherited colorectal syndromes. Ann Gastroenterol 2018; 31: 1-11.
- Mahon SM. Hereditary Polyposis Syndromes. Gentics and Genomics 2018; 22(2): 151-6.
- Patel SG, Ahnen DJ. Colorectal câncer in the Young. Curr Gastroenterol Rep 2018; 20:15.
Fonte: sobed.org.br